Como agendar e realizar o IELTS no Canadá 5


Precisei refazer o IELTS, pois o resultado é valido por dois anos para o EE e programas provinciais, e o meu expirou no final de maio. Meu objetivo era fazer o teste o quanto antes, mesmo que tivesse que me deslocar até outra cidade para isso. Pesquisei em vários sites e percebi que, dependendo do site, a disponibilidade de vagas nas datas e locais disponíveis variam.

As datas do IELTS são fixas. Oficialmente são 48 datas para o Academic Test e 24 para o General Test no decorrer do ano. Eles informam que mudanças podem ocorrer conforme demanda local, mas pelo que vi não é muito comum.

ielts canada

Quando as vagas para aquela data e local são preenchidas não tem muito o que fazer a não ser procurar outro local. Mas vale lembrar que cada um dos sites dos centros locais pode ter um número de vagas disponíveis. Mais ou menos como funcionam os pontos de vendem ingressos, quando acaba em um dos locais tem que ir até a outra bilheteria (ou outro site neste caso). Os sites em que procurei foram:

British Council

IELTS Canada

Take IELTS

Em todos os sites acima pode-se agendar a prova para Halifax, que era a minha preferência por ser mais perto de Moncton, mas em nenhum deles havia disponibilidade. A data mais próxima na maioria deles era em um mês e eu teria que ir até Quebec ou Ontario (900/1200km de distância); em NB teria que esperar quase dois meses para uma vaga no General Test.

Percebi que havia discrepâncias entre os sites na disponibilidade para alguns dos locais que eu estava buscando e resolvi continuar a pesquisa.

Já utilizando este outro site, do IDP Education, ainda seria possível realizar o teste em Halifax (uns 300km da minha cidade) em apenas 10 dias.

Outro ponto interessante é que o valor é um pouco menor do que nos outros. Eu paguei C$295 e o valor nos outros sites era C$310.

O processo de cadastro é simples, escolhe-se a data e o tipo de teste: Academic ou General; e preenche-se o formulário com nome completo, exatamente conforme documento oficial (eu utilizei meu passaporte), endereço e telefone. É necessário fazer o upload do documento oficial que será apresentado no dia do teste. Não é permitida a troca de documento, sendo muito importante levar o documento escolhido no momento da inscrição ou perde-se o teste sem reembolso.

No caso deste centro específico, eles não tem cobrança online e fazem tudo por email via formulário de autorização do cartão de crédito. Deve-se preencher este formulário e enviar para que eles façam a cobrança.

A prova do IELTS é dividida em 4 módulos, o primeiro módulo é o speaking que, aleatóriamente, pode ser agendado para o mesmo dia do teste escrito ou no dia anterior. Preocupada em ter que viajar duas vezes para fazer o teste, eu expliquei por email (halifaxielts@ecslcanada.com) que estava indo de outra cidade e eles prontamente atenderam a minha solicitação e me deram um horário no mesmo dia do teste escrito.

O teste foi num sábado. O meu speaking foi às 10h40 em um endereço, e o listening, reading e writing às 13h, em outro.

Eu tinha receio de o teste ser diferente do que eu havia realizado no Brasil, dois anos atrás, mas meu receio não se confirmou. No dia do teste eles te chamam para o cadastro, conferem o documento, tiram uma foto e o avaliador te chama pelo nome.

Aqui, no momento que me chamaram, a avaliadora já estava com o gravador na mão e a primeira coisa que fez foi me informar que ela já estava gravando. No Brasil a gravação começou depois que me sentei na cadeira dentro da sala. Fora isso, tudo foi igual.

O speaking tem três fases:

  1. Ao sentar ela me pediu novamente meu documento, perguntou de onde eu era, onde estava morando e o motivo pelo qual eu estava fazendo o teste.
  2. Depois ela me deu um assunto pra que eu falasse a respeito por dois minutos. Meu assunto foi: escolhas difíceis que enfrentamos na vida.
  3. Na última fase ela me fez diversas perguntas específicas sobre o que eu tinha acabado de falar, pedindo pra que eu explicasse melhor o meu ponto de vista em algumas afirmações que eu tinha feito sobre o tema “escolhas difíceis”.

O teste de speaking é interrompido assim que se chega no tempo necessário, então é normal o avaliador interromper o candidato no meio de uma frase. Isso aconteceu comigo. Achei estranho nas duas vezes, mas é normal e eles inclusive avisam que vão te interromper quando chegar no tempo.

O speaking avalia a compreensão das perguntas e tarefas, os tempos verbais e o vocabulário. O tema em si não importa muito, por isso, quando se pega um tema do qual não se tem muito conhecimento é possível dar uma opinião pessoal mesmo sem ter um forte embasamento, pois o objetivo é avaliar o quão bem candidato consegue se comunicar e não o quanto ele conhece do tema.

O teste dura uns 20min no total e às 11h eu tava deixando o local do speaking pra almoçar e me deslocar para onde seria realizado o restante do teste.

Eles pediram pra se chegar no máximo às 12h15 e a prova seria iniciada às 13h. Ao chegar eles recolhem todos os pertences pessoais, bolsa, mochila, casacos, relógios, celulares. Só é possível entrar na sala com lápis, caneta, borracha e uma garrafa transparente de água sem rótulo. Eles conferiram individualmente todos os itens que entraram na sala. Lapiseira não é permitida e as borrachas com algo escrito ou com algum tipo de cobertura de papel também são recolhidas.

Havia muita gente e demorou bastante esse processo.

As 13h eles fecharam a sala e explicaram as regras. Não pode falar, não pode-se levantar, não pode pedir pra usar o banheiro durante as explicações e durante os 10min finais de cada uma das fases: listening, reading e writing. Se auxilio for necessário, deve-se apenas levantar a mão que alguém vai até lá verificar.

O primeiro teste escrito é o listening. Todos os áudios são reproduzidos apenas 1 vez e deve-se ir preenchendo as lacunas, com 1, 2 ou 3 palavras. Algumas partes do teste eram de múltipla escolha também. Tem-se 30min para o listening + 10min para a transferência das respostas.

O segundo teste é o reading, esse varia conforme o tipo de prova escolhida: academic ou general. Consiste em algums textos e perguntas de interpretação de texto. Os textos são longos e não se tem muito tempo pra reler. É preciso ter bastante atenção. O tempo total é de 60min com a transferência das respostas.

O último teste é o writing, que também varia conforme o tipo de IELTS. Aqui devem-se escrever dois textos, o primeiro com 150 palavras e o segundo com 250 palavras. No meu caso o primeiro era uma carta, que deveria ser endereçada ao gerente de um restaurante, explicando o que aconteceu após um atendimento ruim. O segundo pedia para explicar o que é mais importante (opinião pessoal) família ou amigos. Neste módulo o tempo também é de 60min e fica bem apertado.

A cada troca de módulo, eles recolhem o material, contam pra garantir que está tudo certo e depois distribuem o novo módulo. Como tinha muita gente, demorou bastante. Com isso o teste, que é de 2h40min, durou quatro horas no total e acabou umas 17h.

O resultado estava disponível para consulta online e retirada em pessoa 13 dias após a realização do teste. Quem não foi retirar pessoalmente, recebeu o resultado oficial pelo correio.

Deixe um comentário

5 Comentários em "Como agendar e realizar o IELTS no Canadá"

Notificar
avatar
Alexandre
Visitante

Fala Daniel!
Ouvi dizer que o CELPIP é mais ‘fácil’ que o IELTS, você chegou a pesquisar essa prova antes de fazer o IELTS novamente?

O meu já agendei novamente, está para dia 20/08, mesmo local que eu fiz a primeira: Cultura Inglesa aqui em SP.
Meu exame foi igual ao seu, meu speaking foi ás 8h40 e o teste em si começou ás 13h em outro endereço.

Sobre a disponibilidade, eu estava com o mesmo problema que você, pois queria agendar logo e pelo site do British Council só tinha disponibilidade bem mais pra frente, mas daí descobri o http://www.ieltsessentials.com e consegui agendar em uma data bem mais breve… Fiz uma pesquisa aqui pra Moncton e a próxima data disponível seria para 24/09!

Aqui no Brasil o exame está custando incríveis R$ 800,00 pelo British Council e pelo Ielts Essentials está R$ 700,00.

Daniel
Editor

O formato do CELPIP eu realmente não conheço. Mas é que como o IELTS é uma prova que a gente já se preparou e fez antes e, agora com mais toda essa experiência com inglês vivendo aqui no Canadá, na verdade acho que era o mais garantido.
Que interessante a questão do agendamento, é o mesmo caso então, qualquer site deles mostra todos os locais, mas um pode ter mais vagas disponíveis que os outros para certos pontos.
Impressionante como o preço de tudo está decolando no Brasil. Mas pelo menos o dólar canadense baixou um pouco agora. Fica difícil de planejar as finanças da imigração sem saber quanto vai-se ter em dólar daqui a uns meses. A gente se deu muito mal nessa questão.
Abraço

Alexandre
Visitante

É verdade, como já se conhece o IELTS, fica mais fácil fazer uma coisa que já conhecemos! Foi bem nessa segunda prova?
Essa da cotação é outra coisa que estamos vendo, o valor min para 2 pessoas já chegou a quase 44mil reais e hoje está por volta dos 38mil!
Acredito que não vai variar muito até o final do ano, tudo vai depender do impeachment por aqui…

Já estou usando o novo recurso, ficou mto bom!
Obrigado pelos posts e quem sabe a gente não toma uma cerveja por aí logo logo! hahaha

Daniel
Editor

Ah e já está corrigido o botão de notificar quando houver respostas! Valeu!

wpDiscuz