Correção de informações no visto de estudante canadense 4


Erro no visto

Recapitulando: o visto canadense de estudo (ou trabalho – para o acompanhante), é emitido em duas etapas. A primeira é um adesivo no passaporte, que é emitido ainda no Brasil, e autoriza a viagem. Já no aeroporto de entrada no Canadá, são emitidos separadamente os documentos que concedem o status de residente temporário.

E o meu documento veio com um erro cometido pelo oficial de imigração. É muito azar!

Na minha situação, sendo estudante “full-time”, “post graduate”,  deveria estar autorizado a trabalhar “part-time” durante os estudos, mas meu visto veio com uma nota dizendo o contrário.

Visto errado

Visto errado

O fato de estudantes internacionais, “full-time”, estarem autorizados a trabalhar 20 horas por semana foi parte importante do nosso planejamento, principalmente com o Real tão desvalorizado em relação ao CAD. Essas 20 horas por semana fazem uma diferença enorme no orçamento.

Logo após a chegada já fui até a sede do Service Canada aqui em Moncton para solicitar o SIN (Social Insurance Number). Apresentei meu visto e o atendente me forneceu o número de registro na hora. Ter um SIN me qualifica para trabalhar legalmente no Canadá, apesar daquela notinha no rodapé do meu visto.

Não sei se isso acarretaria algum problema no futuro, provavelmente não, mas na dúvida resolvi acertar essa questão. Afinal de contas, quem está aplicando para residência permanente não quer se complicar com a imigração.

Como corrigir

Pesquisei bastante e encontrei a página com informações sobre as condições de elegibilidade para trabalhar “off-campus” e a forma de solicitar a correção. Imagino que erros como esse sejam raros, mas podem acontecer com qualquer um. Se for também o seu caso, seja esse ou outro erro, a solução é relativamente simples.

Basta preencher o Formulário  que se encontra no endereço abaixo e enviar para o escritório da imigração em Ottawa, anexando todos os documentos solicitados e, muito importante, uma prova recente de que se está matriculado e frequentando a escola.

Request to Amend Record of Landing, Confirmation of Permanent Residence or Valid Temporary Resident Documents (IMM 5218)

Eu não enviei esse último e tive minha solicitação negada. Recebi meu visto de volta pelo correio com uma carta explicando por que foi negado:

“Unfortunately we are refusing your request to amend the remarks allowing for off-campus employment. We can not approve this amendment as no Letter of Enrollment was provided stating that you are currently registered as full-time student at a designated learning institute in a program 6 months or longer that leads to a degree, diploma or certificate.”

Bom, eu tinha enviado tudo que eles pediram no formulário, incluindo a carta de aceite original da escola, e fazia pouco tempo que o curso tinha começado, mas tudo bem, vamos de novo.

checklist

Solicitei um comprovante de matrícula na NBCC, com data atual e carimbo, preparei a mesma documentação de novo e enviei.

Pouco mais de um mês depois recebi um novo visto de estudante pelo correio com a nota corrigida, permitindo o trabalho 20 horas por semana durante as aulas e 40 horas por semana nas férias.

Visto corrigido

Visto corrigido

Prazo de processamento

O Tempo de processamento normal para esse e outros procedimentos pode ser consultado no site da imigração. Atualmente esse tipo de correção leva 30 dias. Se passados os 30 dias, pode-se enviar um email questionando o status do processo. Na verdade pode-se mandar uma mensagem pelo site a qualquer momento, mas eles só respondem se já tiver passado o prazo informado.

check processing times

processing times 2

Nas duas vezes em que enviei a documentação, passou um pouco do prazo, e enviei mensagem questionando já no 31° dia. Nem chegaram a responder, pois já estava processado e em trânsito. As respostas chegaram pelo correio uns 35 dias depois nas duas ocasiões.

Não é um processo complicado e não tem custo. O único gasto foi com a correspondência registrada que optei por usar, e sai por cerca de CA$12.

Documentos e erros que podem ser corrigidos

Informações extraídas do site do CIC.

Erros nas seguintes informações podem ser corrigidos:

Family name
Given name(s)
Date of birth
Place of birth
Country of birth
Citizenship
Sex
Marital status
Date or original entry
Date of landing

Os seguintes documentos podem ser corrigidos se estiverem válidos:

Visitor Record (IMM 1442)
Work Permit (IMM 1442)
Study Permit (IMM 1442)
Permit to Come Into or Remain in Canada (IMM 1263)
Temporary Resident Permit (IMM 1442)

Sobre o caso específico da autorização de trabalho para estudantes:

On or off campus work authorization on a study permit
You can amend a valid study permit if one of the following conditions or remarks does not appear on the document:

May accept employment on the campus of the institution at which registered in full-time studies
May work 20 hrs off-campus or full-time during regular breaks if meeting criteria outlined in section 186(v) of IRPR
May accept employment on or off campus if meeting eligibility criteria as per R186(f), (v) or (w). Must cease working if no longer meeting these criteria
To amend your valid study permit to reflect one of the conditions or remarks listed above, submit a photocopy of your letter of acceptance or enrolment from your current designated learning institution.

Deixe um comentário

4 Comentários em "Correção de informações no visto de estudante canadense"

Notificar
avatar
Joao Terenzi
Visitante

Seu texto me ajudou muito. O meu study permit também veio errado e não sabia o que fazer. Só uma duvida: vc enviou o study permit original? Não tem problema ficar sem ele durante este tempo?

Amanda Cavalcante Pinheiro
Visitante

O meu também veio com o mesmo erro. Conclui o primeiro semestre agora e vou aplicar para a ammend. Obrigada! Muito útil! Meu curso é Halifax, Nova Scotia.

wpDiscuz