Dicas para entrevista no Canadá


Após passar pelas fases de elaboração do currículo, identificar as fontes de busca, criação ou atualização do perfil no LinkedIn e seleção de vagas, se a busca está dando certo, e tudo correndo conforme o planejado, começam a chegar os convites para entrevista de emprego. É o momento de se preparar para essa etapa final. Vamos falar aqui sobre algumas dicas para entrevista no Canadá que certamente irão te ajudar a não desperdiçar nenhuma oportunidade.

Preparação:

Para entrevista, além do conhecimento técnico/específico para responder as possíveis perguntas da área, procure:Interview

  • Estudar a empresa (principais clientes, atuação, número aproximado de funcionários, crescimento, objetivo)
  • Estudar as atividades do cargo e, para cada uma, buscar um exemplo de tarefa que tenha efetuado
  • Pensar em até 3 exemplos de sucesso relacionados às atividades da vaga. É importante conseguir explicar com clareza o seu papel e contribuição para o sucesso do caso
  • Pensar em até 2 exemplos de fracasso relacionados as atividades da vaga. É importante conseguir explicar com clareza o seu papel e os motivos do fracasso
  • Pensar em algum exemplo de atrito, conflito  ou de situação desconfortável que vivenciou profissionalmente
  • Escolher uma realização. Algo que faz com que você se orgulhe (não necessariamente profissional)
  • Saber o motivo pelo qual você gostaria de trabalhar na empresa
  • Saber o motivo pelo qual você quer sair da empresa atual (ou saiu da última empresa)
  • Ter em mente uma pretensão salarial (pode ser intervalo de valores)
  • Elaborar algumas perguntas próprias para o final da entrevista: Questionar os próximos passos; Se haverá nova rodada de entrevista ou quando ocorrerá a definição final; Possibilidade de crescimento profissional; Benefícios de longo prazo; O que é esperado de você na função; etc.
Entrevistas e perguntas comportamentais:

É importante entender a entrevista por competência ou comportamento, pois perguntas desde estilo poderão surgir mesmo em entrevistas tradicionais, e caso elas não ocorram, o candidato pode utilizar essa preparação para dar informações que geram benefício próprio.

Podem surgir perguntas sobre a duração e andamento de projetos em que você está ou esteve envolvido:

  • Como o seu papel evoluiu.
  • Como você lidou com prazos, pressões e personalidades difíceis.
  • Como você pensou e agiu durante os problemas.
  • Como você determina quais as medidas/ações tomar e em que ordem.

Enquanto você estiver explicando os exemplo da sua experiência de trabalho, o entrevistador vai sondar para tentar entender como você pensa e certificar-se de que são mesmo exemplos reais.

interview1As perguntas começam com: “Me fale sobre…” ou “Descreva uma situação…” e, em seguida, o candidato pode ser incentivado a elaborar mais com perguntas como: “E o que você estava pensando naquele momento?” ou “Qual foi o seu processo decisório?”. Com isso, o entrevistador vai tentar estabelecer quais os benefícios que você vai trazer para a empresa, e em quais situações eles podem ser melhores do que os dos outros candidatos.

A melhor forma de responder a estar questões é utilizando o método S.T.A.R.:

  • S – Situação
  • T – Tarefa
  • A – Ação
  • R – Resultado

S.T.A.R., representa como o candidato aplica as suas habilidades no trabalho. As respostas/exemplos devem ilustrar a profundidade do seu conhecimento, nível de habilidade e valor delas, para cada habilidade fundamental da função.

O entrevistador tentará entender o papel do candidato na situação/exemplo e caso não entenda, ele vai questionar mais sobre o mesmo exemplo. Após algumas tentativas, caso a resposta ainda não tenha ficado clara, ele irá assumir que o exemplo escolhido pelo candidato não apresenta nenhuma ação individual, ou que o candidato não teve nenhuma atitude pessoal, e apenas reflete o resultado do grupo que estava envolvido na tarefa e vai partir para outra situação procurando, novamente, entender o papel do candidato.

O ideal é atingir a resposta esperada pelo entrevistador, sem que ele precise ficar questionando muitos detalhes, para fazer isso é recomendado que todas as respostas sejam pensadas seguindo a estrutura abaixo:

  • Situação / Tarefa: Descreva uma situação relacionada ao trabalho que você realizou ou uma tarefa que você precisava realizar. Seja muito específico e dê detalhes, mas mantenha a descrição curta e concisa.
  • Ação: Descreva a ação que você tomou e não se esqueça de manter o foco em si. Mesmo que esteja discutindo um projeto ou esforço do grupo, descreva o que você fez — e não os esforços da equipe como um todo. O objetivo aqui é mostrar qual foi o teu papel e como você o desempenhou dentro da equipe. Não diga o que você poderia ter feito ou o que você faria na situação — diga o que você fez.
  • Resultados: Descreva o que você atingiu. O que aconteceu? Como é que o evento terminou? O que você conseguiu? O que você aprendeu? Quanto tempo / dinheiro que você economizou?

Respostas neste formato exigem prática, por isso é recomendado que você desenvolva e pratique as respostas no método S.T.A.R. para entrevista. Usar este método para criar o seu resumo e características no perfil profissional também é positivo, pois o entrevistador se familiariza com a sua trajetória nas várias posições.

Utilize as perguntas abaixo (da 6 até 14), para praticar as respostas S.T.A.R.

Possíveis (prováveis) perguntas:
  1. Me fale um pouco de você (revisão do CV, formação e experiências)
  2. O que você sabe sobre a empresa?
  3. O que você sabe sobre a função?
  4. Cite 2 pontos fortes seus? Por que você acredita que estão são seus pontos fortes?
  5. Cite 2 pontos de oportunidade seus? Por que você acredita que estes são seus pontos de oportunidade? O que você está fazendo para melhorar neste aspecto?
  6. Você prefere trabalhar de forma independente ou em uma equipe? Por quê?
  7. Qual foi o maior desafio que você enfrentou na sua carreira? (exemplo)
  8. Qual foi sua maior decepção profissional? Que você estava pensando naquele momento?
  9. Qual foi a tarefa mais importante que você já teve?
  10. Me conte um situação em que você teve que chegar a um acordo.
  11. Conte-me sobre uma situação em que você trabalhou efetivamente sob pressão. Como você se sentiu na época?
  12. Alguma vez você já teve que lidar com prazos conflitantes ou desafiadores? Quais as atitudes que você tomou para resolver a situação?
  13. Como você reagiria se importantes melhorias sugeridas por você fossem negadas por causa de burocracia ou por ordens de superiores?
  14. Que medidas/passos você segue para estudar um problema antes de tomar uma decisão?
  15. O que é mais importante para você em uma nova posição?
  16. O que você pode fazer por esta empresa/departamento?
  17. Porque você quer este emprego?
  18. Por que eu devo te contratar?
  19. Você ficou com alguma dúvida ou tem alguma pergunta? (É importante usar este tempo para fazer algumas perguntas que demonstrem interesse)

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notificar
avatar
wpDiscuz