Informação sobre New Brunswick na internet 8


Todo mundo que planeja imigração para New Brunswick ou para as outras províncias do Atlântico acaba sofrendo com o mesmo problema: é difícil de achar informação.

Quando nós viemos, simplesmente tivemos que fazer todo o planejamento sem grandes explicações de como as coisas funcionam por aqui. Sobre a vida nas grandes e ricas Toronto e Vancouver tem tanto blog e vlog que chega a ser difícil de escolher. Já sobre NB, não havia nada de prático na internet, somente os sites oficiais, que são confiáveis, mas às vezes mais confundem do que ajudam.

Quando eu digo prático, me refiro a questões como por exemplo: brasileiro consegue equivalência de CNH? precisa traduzir a carteira do Brasil? Consegue o seguro de saúde do governo? Como se faz o pagamento da faculdade? Pode pedir bolsa? Precisa histórico de multas pro seguro? Quanto custa isso ou aquilo?

blackf_facebook

Foi respondendo a essas dúvidas simples, que nós mesmos tínhamos, que nos dedicamos a relatar todo o nosso processo de imigração e adaptação no Canadá no Black Flamingoes, que era o nosso blog pessoal com histórias de viagens e agora está dedicado à vida no Canadá.

E, claro, a página do Black Flamingoes no Facebook está lá, com novidades do site e do Canadá em geral, e agora também o nosso canal no Youtube, atendendo a pedidos.

blackf_canal

O nosso único contato local acabou sendo já quase na hora do embarque, através do grupo do Facebook “Brasileiros em Moncton”. Quando chegamos, há menos de um ano, o grupo tinha menos de 30 membros; hoje tem mais de 400. Na época eram somente os moradores que trocavam idéias, agora é um grupo de discussão para potenciais novos imigrantes.

Depois também conhecemos o grupo “Brasileiros em Fredericton”, ainda menor, mas crescendo também. Ainda no Facebook, recém criamos o “Brasileiros em New Brunswick” e o “Brasileiros em Saint John”, pra tentar reunir mais pessoas que estão por aqui, ou interessados em vir, e enriquecer as discussões.

O crescimento dos grupos que eu mencionei acima aconteceram principalmente depois de uma entrevista com um casal de brasileiros que vive em NB, e que foi publicada no canal do Youtube “Canadá em Português”, que tem milhares de visualizações, e desvendou um pouco de New Brunswick para o Brasil.

Foi através desses grupos aí acima que acabamos conhecendo outros três blogs. Um deles é de uma família filipina, que há pouco desembarcou em New Brunswick já como residente permanente. É interessante mas, sendo relatado por pessoas de outra cultura, não traz muitas respostas para as necessidades dos brasileiros.

Os outros dois são casais de brasileiros. Um que ainda está no Brasil, mas pela dedicação que mostram na pesquisa, logo estarão por aqui também, o “Whisky com Gelo“.  O outro é o “De Pelo e Cuia”. Ambos relatam o planejamento de imigração para o Canadá e suas descobertas pelo caminho.

Além desses, somente os sites oficiais do governo, que são a fonte mais confiável e que, sempre que possível, devem ser utilizados como referência na hora de tomar uma decisão.

Vivendo aqui a gente encontra poucos imigrantes quando comparado com outras cidades do Canadá, mas há muitos, principalmente das Filipinas, Coréia, Oriente Médio, África (que falam francês e levam vantagem na província bilíngue); e mexicanos. Trabalhando no comércio é o que eu encontro quase todos os dias.

Nós, brasileiros, estamos chegando aos poucos, mas da forma como cresceu o número de brasileiros nos grupos, e também pelo baixo custo (comparando a outras províncias; em absoluto o custo é bem alto!) inicial de estudar em NB, logo essa realidade vai mudar.

Quem souber mais fontes pode deixar uma mensagem aí embaixo que a gente vai atualizando.

Abaixo a lista de tudo que foi falado:

Black Flamingoes

Pagina do Black Flamingoes no Facebook

Canal do Black Flamingoes no Youtube

—————————————————

Whisky com Gelo

Canadá em português – video sobre New Brunswick

Our Canada Dream Diary

De Pelo e Cuia

Brasileiros em Moncton no Facebook

Brasileiros em Fredericton no Facebook

Brasileiros em New Brunswick no Facebook

Brasileiros em Saint John no Facebook

Deixe um comentário

8 Comentários em "Informação sobre New Brunswick na internet"

Notificar
avatar
Messias
Visitante

Fico contente de saber que existe pessoas que possa desencadear a vontade de ir morar em outro país, como sou novo nesse assunto gostaria de mais informação de como seria a forma mais fácil de ir para o Canadá, pois as pesquisas que eu fiz fala que a melhor forma é ir como estudante oque você acha disso? Pois é se eu fosse como turista e arrumar um emprego teria como mudar para uma imigracao???

Messias
Visitante

Gostaria de reunir todas as informações possíveis para trabalhar por ai e até ganhar um residente permanente se possivel, será que a minha profissão que é na área de automaçao/instrumentação industrial seria fácil para arrumar emprego nessa área por aí? Essa minha profissão é o mesmo que Eletricista industrial oque você acha???

Messias
Visitante

Olá Daniel!
Obrigado pelas dicas, neste caso será que consigo ir como estudante de inglês e conseguir a trabalhar por aí? Ou será que tem que ser um curso especializado em alguma área?

Vica
Visitante

Que idéia ótima essa do blog e do canal, vou devorar tudo!! Muito obrigada por serem desbravadores! Beijo pra ti e pra esposa!

wpDiscuz