Manutenção de carro no Canadá 8


Para auxiliar no planejamento do custo de vida, segue um resumo de (quase) tudo que tem que ser planejado quando se tem um carro no Canadá. Os valores são médios (baseados em um sedan compacto), e sempre vai variar dependendo de marca, modelo, época do ano, e também há muitas promoções que podem ser aproveitadas. Devem-se adicionar também os 15% de imposto, que nunca estão incluídos no preços mostrados.

A nossa experiência é aqui na cidade de Moncton, em New Brunswick. Esse texto pode servir de referência para outras províncias também, mas cada uma tem suas regras e seus impostos.

Preço do carro

Pesquisar preços nos sites das concessionárias, revendas e Kijiji.

Financiamento

É possível conseguir um financiamento, mesmo com visto temporário, mas é preciso estar trabalhando e comprovar renda. A taxa de juros pode chegar a 8% ao ano sem histórico de crédito, o que ainda é baixo para padrões brasileiros. Com bom histórico chega a 1%, mas recém chegado, claro, não tem essa opção. Não temos certeza, mas provavelmente trazendo dinheiro do Brasil e deixando na conta (guardado pro futuro processo de imigração), seja possível mostrar garantias bancárias consistentes para melhorar essa taxa de juros.

Imposto na hora da compra

Ao valor do carro se adiciona o HST (Harmonised Sales Tax), de 15%.

Armazenamento pneus de inverno winter/all seasons

É um serviço oferecido por concessionárias e algumas oficinas. Nós usamos, pois alugamos um apartamento pequeno e não ia ficar legal ter quatro pneus permanentemente no meio da sala. Só pra lembrar, é fortemente recomendado o uso de pneus de inverno a partir de novembro/dezembro. Em pneus tradicionais a borracha endurece com o frio e há muito risco de deslizamento. Os pneus de inverno tem uma borracha mais macia e amenizam esse problema.

Por temporada (~ seis meses) – $40.

Preço dos pneus winter/all seasons

Depende do carro. Um dos locais de consulta pode ser o site da Canadian Tire. Eles dão as opções de pneu de acordo com o modelo do carro.

Para um compacto, fica em torno de uns $100 por pneu.

Troca de óleo

Por troca – $40.

Renovação registro

Taxa anual a ser paga ao governo. Depende do peso do carro. Considerar pelo menos uns $100 para um automóvel pequeno.

Os valores estão descrito no site do Service New Brunswick. O pagamento da taxa também é feito no site, e pode ser com cartão de crédito. Eles então enviam pelo correio o comprovante e o adesivo a ser colado na placa do carro.

Inspeção anual

É obrigatória. Pode ser feita em qualquer oficina conveniada e o preço é tabelado – $35.

Esses valores também estão descritos no site no site do Service New Brunswick.

Preço do combustível

WP_20160810_16_33_19_Pro

O valor do litro da gasolina oscilou em torno de $1.00 entre 2015 e 2016. Há três tipos de gasolina e o diesel. No exemplo da foto:

Regular – $0.967/l

Plus – $1.001/l

Premium – $1.035/l

O litro do diesel fica em torno de $1.00 também.

Seguro

Anual – $1500 (média para um sedan compacto, se for considerado motorista experiente; pode dobrar se for motorista novo). Pode ser parcelado em 12 vezes em débito em conta ou cartão de crédito.

Explicamos como tirar a CHN em NB aqui.

Troca dos pneus

Serviço de troca – $40.

Se for necessário alinhamento: mais uns $40.

Lavar o carro

Pra quem não tiver onde lavar, há espaços de “self-service” ou as máquinas automáticas. No inverno é importante lavar algumas vezes para retirar o sal (químicos) que colocam nas ruas para derreter a neve.

Na máquina – $12.

Autosserviço – $3 por 3 minutos de uso do lava a jato/escova com espuma/cera.

Aspirador – $2 por 5 minutos de uso do aspirador.

Liquido descongelante do para-brisas

WP_20160819_15_34_43_Pro

Esse vai no compartimento de água para limpeza do para-brisas. Ele derrete a camada fina de gelo que fica por cima do vidro. Pode-se raspar com a espátula, mas dependendo do dia, o gelo se forma novamente.

Garrafa 3.8l – $4.

Descongelador de fechadura (lock de-icer)

Nunca usamos, mas recomendaram ter para o caso de congelar água dentro da fechadura do carro. Pode ser que a porta não abra nem com a chave, nem com o controle remoto. Aplica-se esse produto e o gelo derrete na hora.

Tubo de 30ml – $3

IMG_9350

Pá e espátula/escova

Não tem como escapar, depois que começar a nevar, vai precisar raspar os vidros, varrer a neve de cima do carro e, mesmo morando em apartamento que inclui a remoção de neve, é preciso ter uma pá para tirar o que fica ao redor do carro. É bom ter uma pá no carro também, caso neve enquanto o carro está em algum estacionamento de shopping por exemplo.

Cada item – $10

IMG_9347

Kit de emergência

Como o nome já diz, é recomendado para um caso de acidente. Se o carro sai da pista em alguma estrada mais afastada, e o auxílio demora a chegar, é preciso se manter aquecido. E é sério, é muito perigoso ficar na rua desprotegido no meio do inverno, e o risco de acidentes nas estradas aumenta nessa época.

“Emergency Blanket” é um cobertor térmico. Custa uns $5 cada.

“Heat Factory” é um sachê que que libera calor quando em contato com o ar. Dura 10 horas e é normalmente usado para atividades externas, por dentro da roupa e calçados. Custa por volta de $2 cada.

O resto é o que se achar adequado, alguma comida, bebida, fita, fósforos, fita, velas, lanterna…

IMG_9352

Controle remoto

Esse me causa muita inveja. Nosso vizinho tem e ele liga o carro de dentro do apartamento no inverno, uns 10 minutos antes de sair de casa. Quando entra no carro, ele já está aquecido.

Custa uns $600 instalado. É preciso viver o primeiro inverno e avaliar se o investimento vale a pena.

Estacionamentos e parquímetros

Parquímetro – Segundo o site da prefeitura: Maximum limits range from 30 minutes to 12 hours and rates can range from $1.00 to a $1.75. Parking meters are in operation Monday through Friday, between 7 a.m. and 6 p.m., with the exception of meters near hospitals, which operate until 10 p.m. Parking meters are free of charge on statutory holidays.

IMG_9355

Estacionamento do aeroporto – $2 a cada meia hora. Esse é um valor médio em estacionamentos privados.

Pedágios

Em New Brunswick não há pedágios no momento.

A ponte que leva a PEI tem um pedágio de $40, só em um sentido (PEI -> NB).

Na entrada de Halifax há um pedágio para cruzar uma das pontes, que deixa o caminho mais direto, mas é possível evitá-lo.

Aluguel de carro para transporte de cargas

Ver os preços do U-haul. Deve haver outros serviços, mas esse foi o único que utilizamos.

Alugamos uma van para buscar um sofá que estava sendo doado e um dia de aluguel saiu por $70 no total, incluindo seguro, combustível e uns 70km de uso (há um valor fixo e um por km rodado).

Esse é o resumo somente do que vivenciamos até o momento. Atualizaremos esse post conforme novas experiências forem surgindo, pois serviços de manutenção são caros e cobrados por hora, mas ainda não tivemos nenhum gasto desse tipo.

Deixe um comentário

8 Comentários em "Manutenção de carro no Canadá"

Notificar
avatar
Alexandre
Visitante

Post excelente!
Isso serve não só pra NB, mas pro Canadá todo quase.
Valeu Dani!

Ed Almeida
Visitante

Mais um post muito bacana!
Curtindo muito sua experiência (e torcendo muito pelo sucesso do plano de vocês), em breve seremos nós!
Obrigado!

Mozart
Visitante

Bem detalhado o topico, parabens. Temos que saber que eles são competentes contra o frio e neve, sempre haverá algum equipamento e tudo tem seu valor. Casacos por exemplo só comprem no Canadá, pq o que compramos no Brasil não segura kkkkk.

Edsandro Machado
Visitante

Parabéns e muito obrigado pelo Post!!!

wpDiscuz