NBPNP – Programa Provincial de NB: Expression of Interest 15


Em novembro de 2015, depois de já estar vivendo e trabalhando em Moncton, no Canadá, percebemos que por um dos critérios do Programa Provincial de New Brunswick nós já éramos elegíveis para aplicar.

Chegamos em setembro de 2015 e a minha esposa conseguiu um emprego full-time “NOC B” em novembro. Nós já atendíamos a todos os outros critérios de elegibilidade, mas faltava o vínculo com a província — viver e estudar em New Brunswick ainda não era suficiente. Porém, com o emprego era possível aplicar na categoria “Connection to New Brunswick – work” (esse foi o texto no campo assunto do email).

1. Connection to New Brunswick

The NBPNP will accept EOI forms continuously (any day of the week) from individuals who demonstrate at least one connection to New Brunswick, described below. More specifically, candidates who:

•  are working in New Brunswick; please write Connection  to New Brunswick” and the keyword “work” in your email as the subject

Só pra lembrar: estudante internacional não pode ser o aplicante principal.

Encaminhamos então no início de dezembro de 2015 (reenviado no dia 15 de janeiro de 2016 com novo EE number) por email, a “Expression of Interest”, primeira etapa do processo.

EOIOs documentos enviados (cópias digitalizadas) foram:

  • Formulário preenchido;
  • Currículo;
  • WES;
  • IELTS;
  • Adicionalmente enviamos uma carta explicando o nosso caso.

No formulário se faz a contagem própria (self-assessment) dos pontos. Eles não pedem esta carta junto com a documentação, mas entendemos que somente os formulários preenchidos não são suficientes para deixar clara a nossa situação, nossas qualificações, experiências e objetivos como casal.

Na nossa carta, enfatizamos os seguintes pontos:

  • Formação acadêmica;
  • Experiência profissional;
  • Motivos por ter escolhido morar e estudar em New Brunswick;
  • Nossa trajetória desde a chegada na província de NB;
  • Emprego atual e planos futuros;
  • Feiras de empregos atendidas e contatos na área que foram realizados.

A inscrição no Express Entry deve estar válida, pois o número deve ser preenchido no formulário. Nosso email acabou tendo de ser enviado novamente, pois no início de janeiro completamos um ano inscritos no EE e o cadastro precisa ser renovado. É gerado um novo número de registro, por isso em janeiro reenviamos o EOI atualizado e explicando a situação.

Já informamos anteriormente, mas vamos enfatizar que eles aceitam uma EOI por mês por candidato, mas recomendam enviar novamente só quando alguma circunstância mudou no perfil.  Em caso de negativa, eles não enviam nenhuma resposta.

Um dos critérios que nos confundiu foi no que diz respeito ao IELTS, pois está descrito no guia que deve estar válido, ou seja, ter sido feito há  menos de dois anos, no momento da aplicação para residência permanente.

Language test results must not be more than two years old at the time of application for permanent residency.

Pensamos que fosse no momento da aplicação provincial, mas na verdade eles se referem ao momento da aplicação para o CIC, depois de uma possível nomeação provincial. Sendo assim, o IELTS do aplicante principal tem de ser válido do início ao fim da aplicação provincial, que começa com a EOI e em caso de sucesso (receber um ITA), passa por uma nova aplicação muito mais longa e completa. O mesmo vale para o IELTS do cônjuge, para que sejam creditados os 5 pontos adicionais por adaptabilidade.

Nessa fase é só isso mesmo, não há muito a dizer. É bem simples, rápida e não tem nenhum custo.

No próximo post sobre NBPNP explicaremos como funciona a aplicação completa, com todas as “proofs”, sendo tudo enviado pelo correio e com uma “taxinha” de $250 a pagar.

Aqui explicamos o ITA (invitation to apply) do NBPNP

Deixe um comentário

15 Comentários em "NBPNP – Programa Provincial de NB: Expression of Interest"

Notificar
avatar
Andrea
Visitante

Muito bom acompanhar o passo a passo de vocês!!!!

Ale
Admin

Obrigada Andrea! Caso tenha alguma sugestão nos avise!

Alexandre
Visitante

Essa parte eu tô quase craque já rs
Graças a Deus TODOS do grupo que eu participo receberam o ITA (parte após enviar a EOI) e o AOR tb, ou seja, já enviaram a full application e já foi confirmado pelo escritório de imigração o recebimento, agora estão aguardando o resultado final, que será a solicitação do exame médico e passaporte.. Eu ainda não enviei minha EOI por causa de meio ponto no writing, farei novamente dia 20 agora e aí sim vai começar a angústia da espera rs
Criamos uma planilha tb com a timeline de cada um, caso você queira posso compartilhar com você!
Abraços e continue com o bom trabalho do blog.

Alexandre
Visitante

Parabéns a todos… eu mandei meu EOI e ainda nao recebi o ITA 🙁 … Queria tirar algumas dúvidas sobre isso. Alguem pode me ajudar?

Valter
Visitante

Oi Ale…tudo bem?
não entendi a parte que vc diz que estudante internacional não pode ser o aplicante principal. Quer dizer que eu tendo formado na NBCC e trabalhado depois de formado 1 ano não posso aplicar? Desculpe a pergunta óbvia, depois de terminado o estudos que status eu vou possuir? De estudante internacional ou detentor do work permit?

Nayran
Visitante

Olá esses documentos que enviou junto com o formulario sao obrigatorios? Eles que pedem pra enviar ou você enviou por conta própria? Pois já enviei e so mandei o formulario e o curriculo… será que por isso ainda nao fui chamada? Obrigada.

wpDiscuz