Opportunities NB Plano Estratégico 2016-2019 12


Vamos falar um pouco sobre o plano estratégico de NB 2016-2019, as indústrias e subsetores prioritários entre 2016 e 2019. A “Opportunities NB (ONB)” é a coorporação líder em desenvolvimento de negócios direcionada ao crescimento econômico e criação de empregos em New Brunswick. Criada em 1º de abril de 2015, a ONB é uma “Crown corporation” da província de NB, liderada por um conselho de administração privada, formado por empresas e universidades de New Brunswick.

A ONB foi criada com o propósito de identificar e buscar oportunidades estratégicas viáveis de alto crescimento; promover New Brunswick fora da província e desenvolver mercados estratégicos nacionais e internacionais; prestar serviços de desenvolvimento de negócios flexíveis e responsivos a seus clientes em todas as regiões da província; identificar e desenvolver grupos econômicos, oportunidades ou projetos com alto potencial de crescimento; avaliar oportunidades e necessidades entre seus clientes para apoiar a produtividade empresarial, capacidade de crescimento, sustentabilidade a longo prazo e retenção.

2016-2019 Strategic Framework. Fonte: ONB

Ou seja ONB que foi criada para trazer, alavancar e reter negócios na província, o que por sua vez tente a melhorar a economia de NB e gerar empregos. Conforme explicamos no artigo Tech Jobs em New Brunswick, onde apresentamos os 10 principais motivos para empresas optarem por se estabelecer New Brunswick – nomeados pela ONB – a província tem diversos pontos fortes, como a sua localização no litoral leste com portos de águas profundas, uma população bilíngue, 5 universidades e 11 faculdades, uma força de trabalho bem educada, menor custo de vida, custos de negócios competitivos, excelente infraestrutura de comunicação, um bom sistema de saúde, funcionários leais, baixa rotatividade e uma qualidade de vida não disponível nas grandes cidades.

O plano de crescimento econômico de New Brunswick deve impulsionar a economia da região, tanto nos setores tradicionais quanto no desenvolvendo de novas oportunidades que aproveitam os ativos de New Brunswick. Essa  estratégia é centrada em cinco pilares, que unirão as políticas governamentais às prioridades de desenvolvimento econômico e comercial:

  • Pessoas – fortalecer a força de trabalho provincial;
  • Inovação – expandir a capacidade de inovação;
  • Capital – aumentar o investimento do setor privado;
  • Infraestrutura – fomentar investimentos do setor público e privado em infraestrutura estratégica;
  • Agilidade – promover agilidade e desenvoltura no setor público e em toda a economia da província.

Principais setores

A ONB apóia as seguintes indústrias e subsetores em particular, onde a New Brunswick tem forte interesse em oportunidades de alto crescimento:

Setores de Conhecimento:

  • Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
    • Cloud Services, Cybersecurity, Software Services, Data Centre, Big Data, Data Analytics (Internet of Things)
  • Serviços Financeiros e Seguros
    •  Financial Services Technology, Banking, Insurance, Reinsurance, Hedge Fund Administration, Captive Shared Service
  • Centros de Contato / Operações de Back Office
  • Ciências de Vida e Saúde
  • Serviços profissionais

Produção e Recursos Naturais de Valor Agregado:

  • Recursos Naturais, Energia e Mineração
    • Smart Grid, natural gas, renewable energy, peat moss, other minerals
  • Processamento de comida
    • Seafood, potatoes, blueberries, maple syrup
  • Madeira com Valor Agregado
    • Enhanced wood products made from lumber, pulp and biomass
  • Aeroespacial e Defesa
    • Specialized manufacturing and equipment, simulation training, land and air systems, technology development
  • Fabricação Avançada
    • Assembly, petrochemical, contract manufacturing, supply chain development

O plano está funcionando?

A criação da ONB é muito recente, e assim como todo projeto, precisa de tempo até começar dar e colher os seus frutos. Ao que tudo indica o plano está dando certo. Empresas então abrindo ou ampliando em NB com promessa de geração de empregos no futuro – entre 2 e 5 anos. Quem tiver mais interesse no assunto e quiser verificar o andamento, o relatório anual de dezembro de 2016 está disponível aqui, e os resultados estão na página 12.

ONB experienced a year of transition and growth with many rewarding moments as well as some challenges. We are proud that we finished our first fiscal year by exceeding our key targets.
 
We surpassed our job creation target – committing a total of 2,965 jobs, nearly double our target of 1,500. The average salary for these jobs is $46,812, which surpassed our targeted range of $32,000 to $44, 000. ONB support to companies will generate more than $288 million in gross domestic product (GDP), 112 per cent over our target of $136 million.

Fonte: ONB

Por enquanto, com apenas 1 ano de dados, muitas das informações ainda são projetadas e não medidas. Teremos que aguardar mais 1 ou 2 anos para ter dados mais concretos, porém acredito que o governo de NB está fazendo um grande esforço em melhorar a economia da província, seja com a a criação da “Opportunities NB”, do NB jobs ou com os programas de imigração para estudantes e trabalhadores internacionais. Sabemos que não é algo fácil de mudar no curto prazo, mas se pensarmos no longo prazo acho que NB está no caminho.

Deixe um comentário

12 Comentários em "Opportunities NB Plano Estratégico 2016-2019"

Notificar
avatar
Izabel
Visitante

Muito bom. Mas, quem mora na cidade sente os dados. Há esse desemprego ou dificuldades em conseguir emprego?

Raquel Costa
Visitante

Interessante. Tenho lido o blog pois eu e meu marido temos interesse em ir para NB com nossos filhos. Então estou buscando o maximo de informações possível e o blog é completo. Parabéns.

Victor Araújo
Visitante

Boa tarde Ale. Gostaria de saber se você tem algum conhecimento acerca do mercado na área de construção civil. Sou engenheiro civil aqui no brasil e estou estudando a possibilidade de fazer um College nessa área na NBCC para poder tentar atuar aí. Você sabe como está a demanda de empregos nesse setor ? Há algum indicativo de tendência de crescimento ?

Daniel
Editor

Ola Victor, blz? Sim, tem demanda para engenheiros civis aqui na regiao. Civil Engineering Technology foi o curso que eu fiz e eu e a maioria dos colegas estamos empregados aqui em NB e alguns em NS e ON, e um no norte de Yukon. So tem que ver qual o seu interesse, na NBCC ha quarto especialidades: arch, management, higways e structural. Abraco. (Estou sem conseguir usar acentos).

Marcus
Visitante

Daniel, boa tarde ! vi que também suplly chain ( Logistica) está esta nos planos do Governo, Produção e recursos naturais, estou vendo o curso de Logistica e Transporte no le Collège communautaire du Nouveau-Brunswick, em Dieep tem alguma informação a respeito da cidade?

wpDiscuz