Procurando emprego no Canadá 8


Após achar um local para morar e emitir a documentação necessária, é importante iniciar a busca por empregos. O primeiro passo é elaborar ou atualizar o currículo conforme explicamos aqui.

Fonte: GNB

Fonte: GNB

Depois disso, é possível iniciar a busca online utilizando sites de busca de emprego. Cada província pode ter sites específicos, aqui em New Brunswick é o NB Jobs. Além do LinkedIn, todas as ferramentas abaixo são utilizadas nacionalmente no Canadá:

Nestes sites o candidato pode: procurar empregos, aplicar para as posições de interesse, cadastrar um perfil profissional, configurar alertas para novas vagas postadas e, em alguns deles, é possível deixar o CV disponível para consulta de potenciais empregadores.

O site oficial do governo do Canadá é o JobBank. Outros muito famosos por aqui são o CareerBeacon e o NB Jobs. É possível que muitos empregos anunciados estejam disponíveis em mais de um desses sites, pois as empresas anunciam em vários ao mesmo tempo, mas há também as que anunciam em apenas um, por isso é importante checar todos.

Fonte: Hull Truck

Fonte: Hull Truck

Outro ponto crucial é refazer a busca periodicamente (todos os dias, duas vezes por semana, uma vez por semana) para ver os novos empregos postados. A periodicidade vai depender do tempo e necessidade de cada um, mas é essencial manter a busca ativa.

Feito isso, deve-se avançar para o próximo passo: Ir pessoalmente até as agencias de emprego (“placement agencies”) da cidade e região. Eles manterão o cadastro do candidato e entrarão em contato caso tenham alguma nova vaga que se enquadre no perfil. Em cidades pequenas, as agências normalmente não possuem trabalhos qualificados, mas elas oferecem vários empregos em geral.

Os possíveis empregos

Agora falando um pouco sobre os tipos de emprego, podem-se dividir grosseiramente as oportunidades em três tipos:

  • Empregos qualificados, para quem tem nível superior completo
  • Os chamados de trades, que exigem curso especializado (encanador, eletricista, soldador, pedreiro, etc.)
  • Demais vagas que não exigem formação mínima (caixa, atendente de loja, garçom, etc.)
Fonte: Shinemat

Fonte: Shinemat

Empregos qualificados

Há muitas oportunidades para pessoas qualificadas no Canadá, mas é importante considerar que bons empregos, na área de formação, podem demorar bastante até surgir. O tipo de visto e a qualificação tem influência direta na seleção e, além disso, processos seletivos para cargos importantes tendem a ser feitos em etapas e com prazos longos. Planejamento de longo prazo é fundamental antes de largar tudo e decidir se arriscar por aqui. Tenha em mente que:

  • Com visto de estudante – Pode ser bem difícil encontrar uma empresa que ofereça uma oportunidade por vários motivos, mas um dos principais é a limitação de 20 horas por semana que o estudante pode trabalhar. Os empregos qualificados são, geralmente, de turno integral.
  • Com visto de trabalho temporário –  Este visto pode ser válido por um prazo de 1 a 3 anos e depois deve ser renovado. Quanto mais tempo, melhores as chances. As empresas não querem arriscar treinar alguém, para que no final de 1 ou 2 anos, esse profissional não consiga renovar o visto e precise deixar o Canadá.
  • Nível superior completo – Estas vagas geralmente pedem bacharelado ou mestrado. Por isso, é importante trazer a equivalência do diploma, caso já esteja formado. A equivalência do diploma é necessária para se matricular em algum curso e também para aplicar no Express Entry.
  • Profissões regulamentadas – Dependendo da profissão, como engenharia e enfermagem, também poderá ser necessário se associar ao órgão da profissão no Canadá e obter o registro. Para isso pode ser preciso fazer um curso, prova ou entrevista (a equivalência do diploma não é suficiente para empregos que exigem registro nos conselhos de classe, como o CREA no Brasil). Isso não significa que não há vagas para engenheiros sem registro, mas limita as possibilidades.
  • Experiência no Canadá: Esta é a mais complicada de todas. Pode-se atender a todos os requisitos da vaga, mas sendo o primeiro emprego no Canadá, sem referências no país em uma função qualificada, certamente a empresa vai pensar duas vezes.
Trades

Profissões como encanador, eletricista, soldador, pedreiro, marceneiro, mecânico, etc. Essas profissões, para serem exercidas na Canadá, exigem um curso especializado e licenciamento na área. A duração desses cursos normalmente variam entre 1 e 2 anos e eles incluem muita prática nas atividades. São profissões valorizadas e podem ser uma boa opção pra quem não quer fazer faculdade.

Em geral, não estão disponíveis para os recém chegados (“newcomers”) brasileiros. Só é possível se inscrever nestes cursos após cumprir com alguns requisitos mínimos de tempo e educação no Canadá. Com planejamento, é factível.

Demais empregos em geral

Empregos mais simples como caixa, assistente de loja, recepcionista, garçom, etc. são muito mais fáceis de conseguir. Neste tipo de emprego existe naturalmente uma rotatividade maior e turnos diferentes, então é possível encontrar um vaga de meio turno para se trabalhar à noite e nos finais de semana, ou de turno integral mesmo com um visto temporário.

Para quem vem com visto de estudante e vai precisa do emprego, é bom estar disposto a encarar uma vaga mais simples durante o curso ou até conseguir a residência permanente. Essas vagas geralmente pagam o salário mínimo, mas aqui no Canadá é possível viver com esta quantia.

Essas vagas estão anunciadas nos sites indicados, mas aqui também compensa imprimir uns currículos e entregá-los diretamente estabelecimentos desejados. Mesmo que não haja nenhuma vaga aberta, se apresentar diretamente ao gerente mostra uma atitude pessoal que pode ser lembrada, e muito valorizada, quando surgir uma oportunidade.

Deixe um comentário

8 Comentários em "Procurando emprego no Canadá"

Notificar
avatar
Lucas
Visitante

Oi, eu fiquei 16 meses em Toronto estudando na University of Toronto pelo Ciencia sem fronteiras. Nesse tempo percebi que queria viver no Canadá. O processo de imigração para Quebec está bem difícil e já estava desanimando com os valores dos colleges. Foi aí que vi Moncton e então me animei. Eu e meu namorado estamos nos formando em engenharia civil no Brasil e assim que conclui o curso estamos pensando em aplicar para o college aí. Queria saber se vc acha que valeria a pena fazer o college de engenharia civil aí ou deveríamos migrar para outra área? e se seria possível pagar os estudos e tudo mais com nós dois trabalhando 20 hrs por semana? Tenho medo de não ter tempo de juntar uma grana boa antes de ir e não conseguir um emprego rapidamente.
Obrigado pelos relatos no blog vc não sabe o quanto está ajudando.

Daniel
Editor

E aí Lucas, blz?
Eu acho que é bom fazer civil aqui pra se adaptar e ter os conhecimentos da forma como se constrói no Canadá, é tudo muito específico por causa do frio e da neve. E o curso de dois anos tem várias especialidades que dá pra escolher: architectural, management, highways, structural.
Já sendo engenheiro civil dá pra aproveitar os créditos cursados no Brasil, tudo que for similar eles aceitam equivalência.
Mas pagar a faculdade com o dinheiro ganho aqui trabalhando 20hs não dá. Te aconselho fazer umas contas aí, com um salário entre 10 e 12 dólares por hora (part time vai ficar nisso), 80hs por mês. Tem que pagar aluguel, comida, transporte…É bom vir quando estiver com segurança financeira. E o mais tranquilo é um vir um como estudante e o outro como acompanhante, com OWP, e daí pelo menos um de vcs pode trabalhar 40hs e procurar por empregos melhores.
Que bom que os posts estão ajudando, se tiver dúvidas ou sugestões deixa mensagem.
Abraço!

Weslei
Visitante

Olá. Gostaria de agradecer por toda a informação que você dispõe aqui no site. É de muita importância para quem está tentando imigrar para o Canada.
Aproveitando, o link para o site monster está incorreto.
Muito obrigado!

pedro ramos
Visitante

boa tarde a algum tempo entrei aqui no sit e vi uma tabela onde tinha as provincias do canada e o numero medio de pessoas por vaga
infelizmente nao consigo achar ela novamente ela foi retirada?

Fernando Portugal
Visitante

Olá!

Em relação a empregos simples no estado de New Brunswick, quanto tempo geralmente demora para conseguir um?

Imigrantes são preteridos nele ou geralmente são imigrantes que ocupam vagas simples?

wpDiscuz