NBPNP – Programa de Imigração Provincial de New Brunswick 6


Aqui no Canadá, além do programa federal de imigração, cada província possui o seu próprio processo. O programa de New Brunswick  é conhecido como New Brunswick Provincial Nominee Program (NBPNP).

NBPNP

O NBPNP foi criado em conjunto com o governo do Canadá e permite que New Brunswick selecione e nomeie empresários e trabalhadores qualificados de todo o mundo para viver em New Brunswick e contribuir para a economia local. O governo federal determina anualmente um número fixo de nomeações do Express Entry para cada uma das províncias e territórios. New Brunswick recebeu 425 vagas para nomeações do Express Entry em 2015.

Além das categorias já existentes: Business Applicants, Skilled Worker Applicants with Employer Support e Skilled Worker Applicants with Family Support, uma nova categoria foi criada: a Express Entry New Brunswick Labour Market Stream.

Essa nova categoria é para quem já é candidato no programa federal Express Entry. Potenciais candidatos devem completar a expression of interest (EOI) e enviar para o NBPNP, juntamente com o resultado do teste de proficiência, reconhecimento do diploma, currículo e prova de experiência profissional. Os candidatos com maior pontuação podem ser convidados para aplicar para o NBPNP Express Entry Labour Market Stream.

Depois de receber a nomeação provincial, que consiste na inclusão de 600 pontos no perfil do candidato no Express Entry, fica praticamente garantido o convite no processo federal. O próximo passo é aguardar o Citizenship and Immigration Canada convidar os candidatos com maior pontuação no ranking federal a aplicar para a residência permanente.

Todo o processo está descrito no site oficial do NBPNP, mas resumidamente para aplicar é necessário:

  • Estar cadastrado no programa federal Express Entry, detalhes aqui;
  • Atender aos requisitos de elegibilidade do NBPNP EELMS, (páginas 7-14 do guia):
    1. Proficiência da língua (inglês ou francês);
    2. Educação (reconhecimento do diploma);
    3. Prova de experiência profissional (contínua, full-time, em uma profissão de NOC O, A, or B);
    4. Idade (entre 22 e 55 anos);
    5. Prova de fundos (dinheiro suficiente para suportar você e a sua família no Canadá);
    6. O termo de compromisso de que você irá viver e trabalhar em New Brunswick (manter a sua residência primária na província);
    7. Atingir no mínimo 67 pontos na matriz do programa:
      Matriz de Pontos - NBPNP

      Matriz de Pontos – NBPNP

  • Atender aos requisitos de elegibilidade para envio da EOI. O NPPNP só aceita expressões de interesse:
    • De quem possui um vínculo forte com New Brunswick (atender a pelo menos um dos itens abaixo):
      • Esteja trabalhando legalmente na província;
      • Seja formado em New Brunswick (post secondary education);
      • Possua família morando na província há mais de 1 ano (residentes permanentes ou cidadãos canadenses);
      • Tenha trabalhado full-time, em função permanente, por no mínimo 1 ano nos últimos 5 anos em New Brunswick;
      • Receba um oferta de trabalho permanente, full-time de um empregador da província;
      • Tenham francês como primeira língua suportado pelo Test d’évaluation de français (TEF) certificate.
    • Tenham atendido a uma das sessões informativas do programa;
      • Participado de uma sessão nos últimos 24 meses com um funcionário/recrutador do NBPNP.

Atualmente, no site oficial, eles afirmam que apenas aceitam EOIs que se enquadram em uma das duas categorias acima, porém eles possuem uma terceira categoria que pode ser considerada para receber um convite com base na demanda do setor de IT da província. Esta, não é muito clara e pelo que eu entendo é mais para montar um pool de potenciais candidatos caso o mercado exija no futuro. Esta terceira categoria é chamada de Categoria Aberta:

  • Profissionais que se enquadram na categoria aberta de IT:
    • Software Developer (general), minimum 3 years’ experience (any of the following: Java or C++, Python, SQL, Linux)
    • Quality Assurance Engineer (Or QA engineer), minimum 3 years’ experience (any of the following: C++, Java, Java script, Node.js, Perl, Python, Linux, SQL, XML)
    • Mobile Developer, minimum 3 years’ experience (any of the following: C++, Java, JavaScript, Node.js, Python, OpenCV, AngularJS, Django, Git, AWS, Azure)
    • UI/UX Developer, minimum 3 years’ experience (any of the following: Java, JavaScript, CSS, UI development experience, Ajax, HTML5, design skills)

Eles pedem que não sejam contactados sobre a EOI, ou seja, eles não fornecem ajuda para que o candidato redija a EOI e não respondem dúvidas sobre documentação, mas não tem mesmo muita margem pra dúvida aqui. É só atender os requisitos e enviar toda a documentação solicitada.

Passos do NBPNP

Passos do NBPNP

Além disso eles não dão resposta negativa. O candidato será contactado apenas se a EOI for selecionada.

Eu não localizei um tempo de processamento divulgado oficialmente. No meu caso eu mandei toda a documentação por email e o primeiro contato demorou 3 meses e 1 semana. Ainda não foi um convite para aplicar, apenas um informativo avisando que a EOI foi selecionada para análise e solicitando mais alguns documentos para revisão.

Atualmente a pontuação mínima para receber o convite para aplicar pelo Express Entry gira em torno de 460 pontos. Sendo assim, quem recebe os 600 pontos da nomeação provincial, garante o ITA para residência permanente pelo Express Entry.

O fator eliminatório em New Brunswick, mesmo para quem tem as qualificações e os 67 pontos, é justamente o vínculo local ou o francês como primeira língua, o que quase ninguém tem no Brasil.

Dessa forma, a melhor opção para quem busca imigração permanente, mas ainda não tem perfil/pontos necessários, é estar no Canadá com um visto temporário, como o de estudante – após um ano, as possibilidades se multiplicam. Outra chance incrível que surge são as palestras informativas. Foram três eventos no Brasil até agora, em SP e RJ. Elas dão aos participantes, imediatamente, o direito de enviar o EOI pelo programa provincial, mesmo para quem nunca esteve no Canadá e não fala francês.

Explicamos a elegibilidade para o NBPNP em mais detalhes neste post, o processo de envio da Expression of Interest e detalhes sobre o ITA (invitation to apply) deste programa.

Deixe um comentário

6 Comentários em "NBPNP – Programa de Imigração Provincial de New Brunswick"

Notificar
avatar
Marcos Gabriel
Visitante

Muito bom, parabéns pelo blog, sempre muito informativo.
Só uma dúvida, vocês nunca pensaram em fazer um canal no YouTube? (rsrs)
Infelizmente não se tem muita divulgação de NB.

Daniel
Editor

E aí Marcos, blz? Pensamos sim, temos muitos planos. Quem sabe no futuro, com mais tempo livre.
O blog é todo feito em casa, já é complicado de manter, com o trabalho e a faculdade. Produzir vídeo então…
Abraço

Alexandre
Visitante

Fala Daniel, tudo bem?
Estive na palestra aqui em São Paulo no sábado, é uma palestra bem resumida, fala um pouco da província, de algumas cidades e fala dos critérios para imigração, além de ter uma sessão de perguntas e respostas, nada que eu já não sabia…
Tinha bastante gente (tinha até um casal nigeriano), tanto que abriram mais uma sessão depois (a minha foi as 11h e tinha outra as 14h), o que desanima um pouco é saber que são apenas 450 vagas sendo que só na palestra de SP tinha mais de 200, apesar que bastante gente que estava lá ainda está bem ‘crua’ em relação a imigração com algumas duvidas ‘iniciais’.

O que eles passarão para nós é que o prazo máximo para a resposta da EOI é de 2 meses e você sendo aceito e mandando seus documentos, tem mais 2 meses para eles responderem, ou seja, eles PROMETEM que tudo leve 4 meses.

Daniel
Editor

E aí Alexandre,
As informações podem não ter sido aprofundadas (e o que vem de órgão oficial nunca é mesmo, só deixa a gente com mais dúvida né?) mas acho que vale muito pelo fato de dar a oportunidade de aplicar no programa.
O número de vagas até parece pequeno, mas é proporcional à população da província; ano passado NB só convidou 127 candidatos no NBPNP.
Sobre o prazo, acho complicado eles cumprirem esse. Nós também aplicamos, e demorou mais 3 meses pra entrarem em contato. E não foi um convite, foi só um email pra confirmar o interesse, pra eles seguirem com a análise.
Mas parece que os planos estão entrando em execução, acho que a tendência é aumentar os números e diminuir os prazos mesmo. Já saiu um relatório sobre 2015, não chegaram nem perto da meta, vamos comentar sobre isso em seguida no blog.

welington
Visitante

Legal Pela Iniciativa, eu fiquei sabendo da Palestra que aconteceu no Rio de Janeiro mas já tinha ocorrido, vcs sabem se vai ter novamente ou em algum lugar que eu possa me inscrever pra receber essa notificação?
Desde já obrigado

wpDiscuz