Reconhecimento de diploma estrangeiro no Canadá 4


Existe mais de uma empresa que faz o reconhecimento de diploma ou “Educational Credential Assessment – ECA”, para o Canadá. A lista completa pode ser encontrada no artigo Documentação para aplicar no Express Entry, aqui do site.

Quem já tem um diploma Canadense, não precisa solicitar um ECA, mas todos que querem ser considerados no Federal Skilled Worker Program (FSWP) do sistema Express Entry e aumentar a sua pontuação pelo Comprehensive Ranking System (CRS) por ter um bom grau de educação estrangeira, ou por querer ingressar em um curso em uma instituição Canadense que exija comprovação de experiência prévia, devem solicitar o reconhecimento do(s) diploma(s).

Exemplo relatório WES

Exemplo relatório WES

Aqui vamos falar do “World Education Services – WES” que é relativamente rápido e amplamente aceito no Canadá tanto para fins de imigração quanto para fins educacionais. O processo é basicamente dividido em 3 partes:

  1. Aplicar para o ECA e receber o código de referência.
    • Acessar o site do Educational Credential Assessment – WES.
    • Criar uma conta WES.
    • Preencher o formulário de avaliação de credenciais com os dados do(s) diploma(s).
    • Revisar todos os documentos necessário para envio.
    • Efetuar o pagamento da taxa conforme relatório necessário:
      • C$ 240 para o Course-by-course Report – Exemplo.
      • C$ 150 para o Document-by-document Report – Exemplo.
      • mais C$ 85 para a entrega internacional do relatório de equivalência original pelo correio.
  2. Enviar todos os documentos no formato solicitado pela WES, citanto o código de referência da solicitação gerado.
    • Geralmente eles pedem: Cópia legível do diploma e histórico escolar original, além da tradução juramentada desses documentos.
  3. Aguardar que a WES faça a avaliação e envie os relatórios originais pelo correio para o endereço cadastrado no momento da solicitação. No caso de imigração eles também comunicam o governo Canadense. É possível também acessar o relatório digital online.
Importante:

O WES só avalia diplomas acadêmicos formais como curso técnico, tecnólogo, licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado, conferidos por instituições secundárias ou superiores reconhecidas.

Eles não devolvem os documentos enviados, por isso, envie o original apenas quando solicitado: histórico escolar original, tradução do histórico escolar original, tradução do diploma original e cópia legível do diploma. É importante não enviar o diploma original, pois eles não irão devolver.

Um dos requisitos para que eles aceitem a documentação, é que o diploma e histórico sejam enviados diretamente pela instituição de ensino, juntamente com um formulário que deve ser preenchido com os dados do curso e o nome do responsável por emitir a documentação na escola, tudo isso em um envelope timbrado e lacrado. Isso pode ser um dificuldade para diversas instituições brasileiras, principalmente as públicas que não farão o envio de uma remessa internacional – ou terão muita dificuldade com este processo.

Para resolver este problema nós fomos até a instituição, explicamos a situação e o motivo pelo qual esse processo deveria ser seguido. Solicitamos a documentação necessária e, no dia da retirada, pedimos para eles carimbarem e assinarem o formulário (em inglês), e colocarem tudo junto em um envelope timbrado da escola.

Após conferirmos que estava tudo certo, lacramos este envelope e o colocamos dentro de outro envelope, juntamente com todas as traduções juramentas e a cópia legível do diploma, e enviamos os dois juntos para a WES via FedEx na mesma data da retirada.

Eles aceitaram a documentação, fizeram a análise e confeccionaram os relatórios de equivalência em uns 30 dias.

Deixe um comentário

4 Comentários em "Reconhecimento de diploma estrangeiro no Canadá"

Notificar
avatar
Marcelle
Visitante

Olá! Poderia indicar qual tradutor você contratou, e se sim quais os contatos ? O meu não esta respondendo e preciso das traduções com certa urgência. Obrigada !

Daniel
Editor

Oi Marcelle,
Qual a sua cidade? Eu fiz tudo em Porto Alegre, com a Lúcia Rosenbaum.
A lista de tradutores juramentados está na Junta Comercial de cada estado.
No RS é: http://www.jucergs.rs.gov.br/p_tradutores.asp#
Abraço

Mozart
Visitante

Bom dia, minha esposa viaja dia 08 set com visto de turista para 4 meses de inglês, vimos que existe o WES para Express Entry, para acessar Colleges, para Trabalho. Melhor ela pegar a documentação na Universidade Pública aqui no Brasil e enviar quando estiver por lá?

Daniel
Editor

Olá Mozart, o WES exige o envio do histórico escolar vindo diretamente da Universidade. Você deve ter visto no post a forma como fizemos, colocando o envelope selado e carimbado dentro de outro envelope e enviando a documentação toda de uma vez. Trazer tudo pro Canadá e mandar pelo correio daqui pode agilizar no tempo. O custo provavelmente vai ser parecido. Uma carta registrada aqui custa no mínimo uns C$12. Mas eles (WES) também cobram a taxa de C$85 para devolver tudo pelo correio, talvez essa seja mais barata para envio dentro do Canadá, mas não lembro se tinha diferença.
Agora se é só para a NBCC por enquanto não precisa o WES, pois eles não pedem. Só vai precisar se quiserem participar dos programas de imigração.
Abraço!

wpDiscuz