Tech Jobs em New Brunswick 6


Muitos e muitos leitores tem perguntado sobre as famosas vagas de informática na região de Moncton. Seria Moncton um polo de TI? Vamos descobrir de onde veio essa fama.

New Brunswick possui uma excelente infra de comunicação. Devido a sua localização geográfica, conecta Nova Scotia e PEI, à Quebec, Ontário e EUA. Possui canais de acesso rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo; Seu fuso horário facilita a comunicação com diversos países dentro da jornada de trabalho e a província ainda oferece incentivos a empresas e pequenas startups. Teve seu plano de desenvolvimento de 2012-2016 nomeado de “Rebuilding New Brunswick” com grande foco em TI e comunicação.

Moncton é conhecida como o polo de IT de New Brunswick e para explicar melhor a minha opinião sobre como esse título foi criado, vamos falar sobre os benefícios de NB. O site oficial Opportunities NB, nomeia os 10 principais motivos para empresas optarem por se estabelecer New Brunswick:

  1. Baixo custo para fazer negócios: NB foi recentemente nomeada a região de menor custo para empresas no Canadá e nos EUA no estudo da KPMG de 2016, com uma vantagem média no custo operacional de 18%.
  2. Força de trabalho qualificada e motivada: Com a tempo médio de permanência no mesmo emprego de 9,3 anos NB possui a média mais alta do Canadá e mais do que o dobro da média dos EUA de 4,6 anos.
  3. Uma das melhores infraestruturas de comunicação mundial: Líder no mercado de comunicação, fornece acesso a tecnologias de conectividade por fibra, dados de alta velocidade, acesso de banda larga rural e dados de satélite 4G.
  4. Estrutura fiscal competitiva: NB oferece a menor taxa de imposto de renda para empresas em geral no Canadá Atlântico.
  5. Recursos do ensino superior: Quatro universidades e 11 faculdades formam mais de 7.000 estudantes anualmente.
  6. Infraestrutura de transporte multimodal: NB está mais perto da Europa do que qualquer porto dos EUA, com acesso no mesmo dia a mais de 100 milhões de norte-americanos pela U.S. I-95, ar, ferrovia e cinco portos marítimos.
  7. Incentivos personalizados: A visão da província em favor de negócios, fornece incentivos para as empresas como apoio financeiro através de uma série de programas de assistência financeira e de crédito fiscal.
  8. Terrenos e imóveis acessíveis: Locais para empresas prontos para construir e prontos para se mudar, economizando custos imobiliários significativos.
  9. Localização, localização, localização: Localizada na costa leste do Canadá, a localização de New Brunswick é ideal para a empresas operarem alcançando vários fusos horários durante a jornada de trabalho.
  10. Qualidade de vida insuperável: Algumas comunidades foram nomeadas entre os “melhores lugares para viver” no Canadá, desfrutando de deslocamentos mais curtos, habitação acessível, menos tráfego e uma excepcional qualidade de vida.

Como já falamos ali em cima o item 2 se refere à mão-de-obra, o 3 sobre infraestrutura e o 9 fala da localização. Todos esse fatores associados com o plano de desenvolvimento de New Brunswick que juntamente com o programa de imigração provincial (NBPNP) e o novo Atlantic Immigration Pilot Program (AIPP) tem o objetivo de atrair  — e reter  — canadenses e novos residentes permanentes. Para isso é necessário gerar empregos e NB possui incentivos fiscais e financeiros para que novas empresas se estabeleceçam na região.

Estes planos começaram a ser colocados em prática em 2012 e o saldo tem sido positivo, diversas startups estão tendo sucesso mas, em geral, as empresas precisam de alguns anos até se estabelecerem, antes de iniciar qualquer tipo de ampliação. Nos primeiros anos do programa o número de vagas criadas não foi muito grande, pois startups geralmente são tocadas pelos próprios donos e não empregam muitos funcionários no início.

A informação disponível em janeiro de 2017, sobre a situação de Tech Jobs em New Brunswick desde 2011, é a que segue:

IBM Buys Network Security Intelligence Company Q1 Labs – October 4, 2011

Salesforce Buys Social Media Monitoring Company Radian6 for $326 Million – May 30, 2011

Why New Brunswick is Canada’s next tech startup hub – May 22, 2013

Teledyne buys Canada-based CARIS – April 8, 2016

Premier Gallant launches comprehensive cybersecurity plan – May 10, 2016

Tudo começou com a IBM e Sales Force em 2011, depois veio o lançamento do plano 2012-2016 com incentivo a empresas e startups conforme já explicado. O resumo acima mostra a criação de alguns empregos principalmente em 2016. São empregos de TI ou relacionados com tecnologia e inovação e é aqui que vale olhar com mais atenção, pois muitas vagas, seja em empresas maiores ou startups, podem ser consideradas “Tech”, mas isso não é necessariamente TI.

Em virtude, principalmente, da qualidade da comunicação/conectividade, fuso horário e a alta média de permanência no emprego — que gera confiança na força de trabalho para fornecer alto nível de satisfação ao cliente além de diminuir o custo das empresas em treinamento e recrutamento —, Moncton atraiu diversos call centers e tem muitas vagas de “help desk”. Muitas dessas empresas, oferecem vagas relacionadas a área de tecnologia, utilizando software e hardware para prestar serviço e suporte ao cliente, onde os funcionários precisam sabem operar os sistemas e dispositivos para efetuar a função que não necessariamente será vinculada à TI.

E aí é gerada bastante confusão, pois muitas pessoas, mídia, agentes de recursos humanos relacionam “help desk” com TI, sendo que “help desk” por ser qualquer tipo de suporte ao cliente/usuário, geralmente prestado por telefone, para resolução de problemas técnicos ou não (informática, telefonia, finanças, tecnologias de informação, pré e pós vendas, etc.)

Hoje os call centers dos quais me lembro em Moncton são: Seguradoras, cartão de crédito, serviços bancários, telefonia móvel (celular) e internet (banda larga), além de vendas.

Isso não quer dizer que não existam vagas de TI em Moncton ou em New Brunswick como um todo. Vagas de TI existem, inclusive nas startups que oferecem vagas para “testers” e desenvolvedores e outras subáreas de TI. Hoje em dia praticamente toda empresa precisa de alguém trabalhando em TI, mas é importante lembrar que nem toda vagas relacionada com tecnologia e inovação é TI. Podemos estar falando sobre tecnologia no tratamento de água, inovação no processamento de alimentos ou vagas de TI como “cybersecurity”, “cloud” ou “networking”.

Sendo realista, eu diria que oportunidades existem e que são proporcionais ao tamanho da província. Atualmente há mais oportunidades do que em 2011, e que estas oportunidades foram geradas pela instalação de novas empresas na província. Como deu certo, tudo indica que a NB vai seguir no mesmo caminho, incentivando a vinda de nova empresas e startups e com o passar dos anos, conforme a população for aumentando, mais empresas irão se estabelecer ou ampliar seus negócios e mais vagas serão geradas. É um movimento a longo prazo e, como todo plano de desenvolvimento, serão necessários alguns anos.

A minha sugestão para identificar as vagas na área é utilizar os sites listados neste post com dicas de como procurar emprego pois são os sites de empregos mais utilizados na região, e fazer uma busca neles pode ajudar a entender se o seu perfil e qualificações se encaixam nas vagas postadas atualmente.

Recentemente lançado, o Opportunities NB tem seu foco em empresas e fala do plano estratégico 2016-2019, mas este é um assunto para outro post.

Deixe um comentário

6 Comentários em "Tech Jobs em New Brunswick"

Notificar
avatar
Raphaella
Visitante

Excelente post!!!

Fabián
Visitante

Muito esclarecedor! To começando a pesquisar sobre mercado de TI em Moncton pois planejamos ir estudar e trabalhar com TI ali, em 2018. Me parece uma boa ideia.
E obrigado pelas infos!

Guilherme
Visitante

Muito bem escrito, meus parabéns! Aproveitando a deixa, tenho uma empresa em consultoria e suporte de TI aqui no Brasil e eu e minha esposa estamos acertando os últimos detalhes para ir embora para NB, com ela fazendo college na NBCC enquanto eu vou a luta com o Work Permit, minha dúvida é… Você que já deve estar mais ambientado aos “termos” que o pessoal utiliza por aí, saberia me dizer como eles costumam se referir a aquele técnico de informática que da suporte a tudo quanto é problemas no cotidiano de uma empresa? Pergunto pq já vi diversas referências como “IT Support”, IT Technician”, “Network Technician”, “Computer Technician” e até o “Help Desk” que você mencionou no artigo. Todas parecem desempenhar as mesmas coisas então fico confuso na hora de buscar vagas nos sites que você mencionou hahaha. Agradeço desde já e mais uma vez parabéns pelo ótimo site!!

wpDiscuz