Dalkey Village


Quinta foi um dia de passeio de ônibus pela cidade. Aproveitamos a ida para o sul de Dublin, e fomos conhecer a Dalkey Village e arredores.

É possível chegar lá de trem também, e Dublin ainda tem o Luas, que é um bonde elétrico. O sistema de ônibus, apesar de seguro e confortável, agora com wifi liberado em todos os carros, não é a melhor opção, mas é a mais barata. O fato de os ônibus terem dois andares também possibilita uma vista legal dos bairros da cidade.

IMG_2579

Bairro Residencial típico. Ciclovia dos dois lados da pista.

IMG_2570

Rio Liffey, no centro de Dublin

Estamos usando o bilhete de bus de cinco dias “não consecutivos”, que custa €27,50 e desconta por dia de uso, sendo o número de viagens ilimitado. Assim, quando precisamos sair de ônibus, usamos o resto do dia para fazer alguma compra ou passear, pois o dia já está pago. O lado ruim do Dublin Bus é a tabela de horários e o tempo de viagem. É comum intervalos de 30 min entre os ônibus e muitos atrasos.

Acabamos passando primeiro por Dun Laoghaire, que é o bairro ao lado, porque era a melhor opção de trajeto. Esses bairros são como pequenas cidades, cada uma com o seu “centro”, com comércio local e, claro, pubs.

IMG_2584

Dun Laoghaire

Desembarcamos justamente ao lado da estação do Dart, que é o trem interurbano. De lá até Dalkey vamos caminhando, aproveitando a vista da costa que é muito bonita e também porque o ônibus levaria mais tempo.

IMG_2585

IMG_2586

IMG_2587

Muito mais rápido que o previsto já estávamos entrando em Dalkey. É mais uma cidade histórica, fundada pelos vikings, e possui um castelo do século 15, que hoje funciona como centro cultural.

IMG_2599

Dalkey Castle

IMG_2597

IMG_2596

Outro destino do dia foi Killiney Hill, que é um parque logo ao lado – mais ou menos meia hora de caminhada novamente. Da entrada em diante vamos subindo uma colina em meio à vegetação. No topo temos ótimas vistas da costa, de Dublin e das montanhas de Wicklow, ao sul (quando não está nublado, ou chovendo).

IMG_2600

Entrada do parque

IMG_2605

IMG_2607

IMG_2611

IMG_2604

Montanhas de Wicklow no meio das nuvens

Na volta para Dublin, decidimos descer um pouco antes, e seguir a pé pelo Grand Canal, que é mais um  dos canais navegáveis que cruzam a cidade.  As águas são limpas e, como sempre, avistamos patos e cisnes ao longo do caminho. A ideia era seguir algumas quadras até um Pub que eu havia passado em frente outro dia e queria conhecer.

IMG_2615

Eram quase seis da tarde, então pegamos o trânsito na hora do rush: um perigo atravessar a ciclovia.

IMG_2623

IMG_2618

Para finalizar, encontramos nosso pub, e aproveitamos para tomar mais uma cerveja promocional antes de voltar para casa.

IMG_2624

The Barge Inn

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notificar
avatar
wpDiscuz