Viagem: O gigante em Limerick


Limerick foi escolhida em 2014 para ser a primeira Cidade da Cultura na Irlanda, com o objetivo de promover uma série de eventos artísticos e culturais ao longo do ano. A partir de agora, uma cidade será nomeada a cada dois anos.

CityOfCultureLogo

Dentro dessa iniciativa, no último final de semana foi apresentado o que é considerado o maior evento do ano em Limerick: The Giant’s Journey (A Jornada do Gigante). A apresentação é do grupo francês de teatro de rua Royal de Luxe, que atua em diversas cidades do mundo, sempre com espetáculos de rua envolvendo gigantes manipulados como marionetes. Cada cidade recebe uma história diferente e na Irlanda, foi apresentada a jornada da “Vovó Irlandesa”, que percorreu as ruas da cidade por 3 dias consecutivos.

A Irish Rail, companhia ferroviária irlandesa disponibilizou passagens em promoção para o fim de semana. Aproveitamos e compramos a primeira de ida, às 7h da manhã e a última da volta, às 20:45h. A viagem leva cerca de duas horas, é muito confortável e nos deixa bem no centro de Limerick.

DSC_0878

Colbert Station em Limerick

DSC_0882

Colbert Station em Limerick

A cidade é pequena e chega-se a pé até o ponto de início do espetáculo, que havia começado no dia anterior.  Nós acompanhamos o despertar da vovó e sua primeira jornada do dia que durou cerca de duas horas e meia.

DSC_0889

Vovó gigante acordando

DSC_0896

Vovó gigante acordando

DSC_0918

Bebendo whiskey

DSC_0932

Saindo para passear pela cidade

Vovó em meio à multidão

Segue-se acompanhando a gigante pelas ruas do centro da cidade, cruzando duas pontes e alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o castelo do Rei John (King John’s Castle), construído por volta do ano de 1200 e a Catedral de Saint Mary, fundada na mesma época.

DSC_0993

Vovó gigante caminhando pelas ruas

 

 

DSC_1001

Avenidas lotadas

Cerca de 200 mil pessoas acompanharam o evento, que teve mais uma jornada no fim da tarde, ainda no sábado.

Vovó caminhando

DSC_1012

Avenidas lotadas

 

DSC_0941

A gigante vai descansar

DSC_1091

A gigante vai descansar

Na jornada da tarde, desviamos da rota pra conhecer um pouco a cidade, sem a multidão ao redor, e fomos direto ao ponto final, onde a gigante passa a noite para seguir adiante no domingo pela manhã.

DSC_1030_cr

Ponte Thomond e Castelo do Rei John

DSC_1073

Ponte Thomond e Castelo do Rei John

DSC_1077

Ponte Thomond

DSC_1070

Igreja Saint Munchins

DSC_1064

Descanso na beira do Rio Shannon

DSC_1094

E nós voltamos pra casa

Trem e Bonde elétrico

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notificar
avatar
wpDiscuz